A importância da certificação de competências

A importância central da qualificação para o crescimento económico e para a promoção da coesão social está amplamente demonstrada por diversos indicadores publicados por várias organizações internacionais.

Segundo a OCDE Portugal é um dos países em que ter educação é mais compensador – um trabalhador sem o ensino secundário ganha, em média, menos 40% do que um trabalhador que tenha obtido essa escolaridade. Mais 1 ano de escolaridade está associado a um aumento entre 1,1 e 1,7 pontos percentuais nas taxas de actividade e emprego.

Sem dúvida alguma, a  educação assegura maior participação social e promove a igualdade de oportunidades, mais emprego mais coesão social.

O reconhecimento das competências adquiridas ao longo da vida em contextos informais de aprendizagem constitui não só um importante mecanismo de reforço da auto-estima individual e de justiça social, mas também constitui um recurso fundamental para promover  a adopção de posturas pró-activas face à procura de novas qualificações.

Nesta sociedade do conhecimento em que vivemos e nesta economia em mudança permanente, baseada na inovação e no conhecimento, a certificação de competências dos trabalhadores sem formação específica, no âmbito do programa Novas Oportunidades, é  a aposta correcta  para abrir as portas de um futuro melhor na vida de cada um, bem como na vida das empresas, e na melhoria do  índice de competitividade dos municípios.

Rosário Santos
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: