Caderneta individual de competências

Quase 3 anos depois da publicação do regime jurídico do Sistema Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro, foi publicada a Portaria n.º 475/2010, de 8 de Julho, que aprova o modelo da caderneta individual de competências e regula o respectivo conteúdo e o processo de registo.

A caderneta individual de competências, um histórico de todas as habilitações desenvolvidas e formações concluídas ao longo da vida, foi aprovada com o objectivo de facilitar aos empregadores uma avaliação mais eficaz dos candidatos aos postos de trabalho.

Para os titulares, tem a vantagem manter o respectivo percurso formativo actualizado e organizado em suporte electrónico.

O conteúdo da caderneta inclui o registo de todas as competências desenvolvidas e formações realizadas pelo seu titular, ao longo da vida, referenciadas ao Catálogo Nacional de Qualificações, bem como de outras acções de formação não inseridas neste catálogo.

O registo das competências e das formações é efectuado pelas entidades formadoras ou pelos Centros Novas Oportunidades, por via electrónica, através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).

A caderneta individual de competências será disponibilizada em formato electrónico, em página especificamente criada para o efeito. Mediante validação electrónica, podem aceder a esta página os respectivos titulares, as entidades formadoras e os Centros Novas Oportunidades.

Fonte: Ministério da Educação
Posted by Rosário Santos
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: