Calculadora de Carbono – A sua pegada carbónica

Os governos europeus estão a cooperar para fazer face às alterações climáticas e reduzir as emissões de carbono – CO2 na UE. Contudo, para fazer a diferença, precisamos de reflectir todos sobre o nosso próprio impacto ambiental e tomar medidas para reduzir as nossas emissões de carbono. Simples alterações na nossa rotina diária podem fazer a diferença.

As pegadas dão pistas de onde viemos e para onde vamos. Mas pegadas de carbono medem quanto dióxido de carbono (CO2) nós produzimos no nosso dia-a-dia. Uma ida ao trabalho de carro, usar sacos plásticos não-reutilizáveis, copos descartáveis, embalagens plásticas ou até uma viagem de avião, tudo isso utiliza combustíveis fósseis, como petróleo e gás. Quando combustíveis fósseis são queimados, são emitidos Gases do Efeito Estufa (GEE), como o CO2, que contribuem para o aquecimento global. Do CO2 atmosférico, 98% vem da queima de combustíveis fósseis

Com a crescente preocupação com o ambiente e o aquecimento global, muitas pessoas começaram a reduzir as suas emissões de carbono aumentando a eficiência energética de suas casas e utilizando menos o automóvel. Com recurso a algumas ferramentas, começaram a calcular as suas pegadas de carbono para estabelecer um marco – como se se pesassem antes de uma dieta. Uma pegada de carbono é simplesmente um valor: geralmente um total mensal ou anual de emissão de CO2 medido em toneladas.

Algumas empresas começaram a incluir pegadas nos seus rótulos. Os rótulos de carbono apelam aos consumidores que entendem e calculam as suas pegadas de carbono e desejam apoiar produtos que façam o mesmo. Os rótulos estimam as emissões criadas com produção, embalagem, transporte e descarte de um produto. O conceito é similar às análises do ciclo de vida, o precursor mais intrincado das pegadas de carbono. As análises ou avaliações do ciclo de vida medem todos os impactos ambientais potenciais que um produto pode ter durante a sua existência: elas são uma versão mais focada de uma pegada de carbono.

 Está mais que na hora de começarmos a reduzir as nossas emissões de carbono.

A quantificação da pegada carbónica é o primeiro passo para que cada um de nós possa agir no combate às alterações climáticas.

Para descobrir qual a quantidade de carbono que poderá poupar, basta clicar na imagem,   Calculadora de Carbono da Caixa (CGD) e calcular as emissões de carbono do seu dia-a-dia. No final terá ainda acesso a um plano de redução de emissões de carbono personalizado.

 Mude o consumo para não mudar o Clima!

Fontes: Site –  Defensores do Futuro ( artigo c/ adaptações )
Site – Caixa Geral de Depósitos ( Calculadora Carbono)

_______________________

Um possível recurso  no âmbito da Sociedade Tecnologia e Ciência,  que pode ser explorado no núcleo gerador UC2 – Ambiente e sustentabilidade ao nível do tema,  A Água – UC2-4  ( Mobiliza conhecimentos sobre a evolução do clima ao longo do tempo e a sua influência nas dinâmicas populacionais, sociais e regionais ).

Posted by, Rosário Santos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: