“A Educação de Adultos: uma dupla oportunidade na família”

 A merecer destaque a publicação intitulada, “ A Educação de Adultos: uma dupla oportunidade na família”, coordenada por Lucília Salgado, investigadora e docente na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), que reúne as comunicações apresentadas no I Encontro Internacional de Literacia Familiar, realizado em Novembro de 2009, nas instalações da ESEC.

Sob o tema “As novas potencialidades da educação de adultos na construção do sucesso escolar dos filhos”, esta investigadora apresenta as problemáticas que considera estarem na génese do insucesso escolar das crianças à entrada para o ensino básico, destacando, neste âmbito, a construção da hipótese de que através da educação de adultos (nomeadamente através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) será possível criar condições de base para o sucesso das crianças a partir da altura em que estas, ainda jovens, iniciam o seu percurso escolar.

Importa salientar, que esta obra encontra-se dividida em três partes:

  • 1 – A Génese do (In) sucesso Escolar: na escola e na família

Estão aqui compiladas as apresentações de vários autores que participaram no Encontro supra referido e que, partindo de uma perspectiva histórica, evocam a escolaridade tardia como uma das razões que explicam os baixos níveis de competências escolares das famílias portuguesas quando comparadas com as dos países considerados desenvolvidos. Para além disso, são ainda evidenciados, nesta primeira parte da publicação, o modo como a literacia na família é portadora de potencialidade da aprendizagem da leitura e da escrita nas crianças, os tipos de motivação, numa perspectiva Piagetiana, para a leitura e escrita e o modo como se desenvolvem as condições prévias para a sua aprendizagem no interior da família.

  • 2 – A Construção do Sucesso Escolar

Neste capítulo  são dados a conhecer dois projectos realizados em Portugal que visam, através da promoção de competências de literacia junto dos pais e dos seus filhos, dar resposta ao insucesso escolar: “Envolver a família no e através do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP)” e “A Ler Vamos?: Um projecto da Câmara Municipal de Matosinhos”.

  • 3 – O Projecto de Escolarização para os Filhos e a Literacia Familiar: contexto e práticas

Nesta última parte, são apresentados textos que incidem sobre a importância da educação de adultos, nomeadamente do processo de RVCC desenvolvido nos Centros Novas Oportunidades, que facilita e potencia a introdução de hábitos e práticas de leitura e de escrita na família, duas vertentes fundamentais na aprendizagem da linguagem escrita no início da escolaridade. A isto se junta a tentativa de compreender se o adulto que realizou um processo de RVCC modifica a sua interacção com os filhos e em que medida as novas competências e conhecimentos adquiridos permitem que os pais incutam nos filhos valores que passem pela vontade e interesse pela escolarização.

Fonte: Newsletter Novas Oportunidades nº 24

 

Posted by, Rosário Santos
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