Novo Plano de Acção Europeu para a Educação de Adultos

Cerca de 250 especialistas oriundos de toda a Europa, encontraram-se, em meados de Março na cidade de Budapeste, para discutir o futuro da estratégia europeia de educação de adultos.

A finalidade da educação de adultos não é apenas a empregabilidade, um facto que se tornou claríssimo em Budapeste. A formação inicial, de há muito tempo para cá, não tem sido suficiente para dar resposta às necessidades de uma sociedade moderna.

Ficou, também,  claro em Budapeste, que o novo plano de acção, que será desenvolvido no próximo Verão,  aponte para novos compromissos com o reforço da cidadania activa a ter um papel preponderante a integração de imigrantes. A ética, a solidariedade, a protecção ambiental, o aconselhamento, a incorporação das universidades, ofertas para as gerações mais velhas fora do mundo do trabalho, o reforço dos centros regionais de aprendizagem ou a melhoria da formação dos educadores de adultos, são novos desafios  que devem conduzir cada vez mais a educação contínua  de adultos para a linha da frente.

A aprendizagem ao longo da vida é de facto, uma componente indissociável do esforço em prol da competitividade europeia. É urgente, criar uma  nova cultura onde um maior número de  pessoas possam trabalhar num ambiente que fomente a ideia da Formação ao Longo da Vida e onde seja reconhecida a importância da educação e de uma  aprendizagem contínua.

 

Posted by, Rosário Santos

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: