Livro do dia – Genealogia dos Conceitos de Educação de Adultos

 
 
 Autora:  Rosanna Barros
 Edição/reimpressão: 2011
 Páginas: 220
 Editor: Chiado Editora
 ISBN: 9789896971960
 Coleção: Viagens na Ficção
 
 
 
 
 Sinopse
A educação de adultos vem assumindo uma crescente centralidade nos debates teórico e político sobre a educação, ao mesmo tempo que se afirma, de um modo heterogéneo, como um campo social rico e abrangente. O estudo da educação de adultos exige, pois, a análise das dinâmicas sociais que conduziram à afirmação, como campo autónomo, das práticas educativas que envolvem os adultos. Ora, a abordagem, tanto analítica como programática, deste campo complexo, tem que se suportar na consolidação de um quadro conceptual que há-de suportar, necessariamente, na genealogia dos conceitos que temos vindo a mobilizar neste campo. É esse o importante contributo desta obra de Rosanna Barros. Estamos perante um trabalho cuidado que, reconhecendo o carácter relativo e sempre inacabado de toda a construção teórico-conceptual, nos ajuda a esclarecer conceitos indispensáveis para que se possa avançar nas duas indagações, essenciais, que movem a autora e que nos continuam a desafiar: como se tem feito a educação de adultos? Porquê se tem feito educação de adultos?
Professor Doutor Luís Rothes – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do PortoNuma altura em que a educação de adultos tem no nosso país um relevo jamais visto, fruto de uma aposta política com mais de dez anos, que se traduz na diversidade de ofertas educativas, na quantidade de adultos que a elas ocorrem, na diversidade e número de “profissionais” que no terreno nela trabalham e também no interesse científico cada vez maior por esta área educativa, é de toda a pertinência o esclarecimento de alguns conceitos que, por vezes, se usam indiferenciada e confusamente neste campo de prática e investigação. Ora este livro, ao tratar de forma rigorosa, assente numa revisão da literatura profunda, de uma série de conceitos e temáticas de extrema importância, tais como adultos e adultez, aprendizagem nos adultos e aprendizagem experiencial, educação de adultos, educação permanente e aprendizagem ao longo da vida, entre outros, contribui decisivamente para esse esclarecimento. Por isso, esta é uma obra muito valiosa e útil para investigadores, “profissionais” e estudantes da educação de adultos.
Professor Doutor Armando Loureiro – Departamento de Educação e Psicologia de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Fonte: Site Wook
Posted by Rosário Santos
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: